terça-feira, 9 de setembro de 2008

COMO TIRAR PROVEITO DO SKYPE?

Dicas e informações:

A melhor parte do programa esta disponível a todos os usuários de Banda-Larga ou seja poderá falar gratuitamente com qualquer outro usuário que tenha o programa instalado em seu computador. Investiram-se milhões de dólares no aprimoramento e desenvolvimento desta ferramenta, de modo que o que temos hoje é um software leve, robusto e estável (além de seguro é claro*).

Apesar de tanto investimento, não é incomum ouvir alguns novos usuários comentarem negativamente devido a algumas trepidações da voz ou uma leve demora no retorno da voz (delay). Essa atitude é compreensível, pois já que todos falam do "fenômeno" é natural que se espere o melhor. Então vamos esclarecer este assunto referente à Banda-Larga para tirar melhor proveito do programa.

Para que a comunicação seja plena entre duas ou mais máquinas deve haver uma Banda-Larga de qualidade. No Brasil isto começou a melhorar muito esse ano, pois até então as empresas provedoras de acesso rápido vendiam o seu serviço com valores "nominais" , ou seja, uma Banda-larga de 256 Kbps na verdade raras vezes chegava a esta velocidade.

Quando usamos a expressão Banda-larga, normalmente nos esquecemos que existem duas direções ou duas velocidade envolvidas. Sempre existe uma velocidade para baixar arquivos, receber dados ou voz. E outra velocidade para enviar dados ou voz. Esta última normalmente é desconhecida por muitos usuários e é a mais importante no uso do Skype. Na verdade qualquer sistema de VoIP (Voz sobre IP), não só o skype, necessita que a taxa de envio, também conhecida com upload, seja maior que 80 Kbps. Quando a taxa de envio de voz varia muito ou é menor que 80 Kbps então a voz começa a trepidar ou o ouvinte percebe uma demora no retorno da voz (delay).

Em resumo, se deseja tirar melhor proveito do "fenômeno Skype" é bom começar a pensar em medir ou substituir seu acesso de Banda-Larga por um de qualidade superior. Lembre-se o upload deve ser maior que 80 Kbps! Evite pensar neste número como uma constante, pois há muitas variações durante o dia. Pense grande, expanda a sua internet com folga abrindo mais espaço para comunicação segura e de qualidade, pois pagará bem menos em sua conta telefônica.

Ah, sim! a velocidade do processador e a quantidade de memória também são importantes, mais isso é um capítulo a parte.

Se possuir tudo isso e não conhecer o potencial da ferramenta, será de pouco proveito. Então vamos ver como o cliente skype pode reduzir os seus custos telefônicos aprendendo a usar os serviços disponibilizados pelo Skype.

Nenhum comentário: